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O Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário crucial para trabalhadores que, após sofrerem um acidente, ficam com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade laboral.
Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como funciona o benefício, quem tem direito e como solicitá-lo.
Se você já sofreu algum tipo de acidente e está em dúvida sobre como funciona ou deseja entender melhor as regras atualizadas sobre esse benefício, continue lendo para conhecer todos os seus direitos.
Confira tudo que vamos abordar neste guia:
Resumo em tópicos
O Auxílio-acidente INSS funciona como uma compensação financeira (indenização) para o segurado pela redução de sua capacidade de trabalhar devido a um acidente, seja de trabalho ou de qualquer natureza.
Sendo assim, o auxílio-acidente funciona como uma espécie de indenização mensal paga pelo INSS ao trabalhador que tenha sofrido acidente que deixa sequelas definitivas que reduzem sua capacidade de exercer alguma atividade.
Como exemplo de auxílio-acidente, podemos ter um moto-boy que perde um dedo da mão (ele continua apto a trabalhar, mas tem uma redução da sua capacidade de trabalho em virtude do acidente em que sua mão foi amputada). Importante ressaltarmos que o auxílio-acidente é devido, mesmo que a redução da capacidade para o trabalho seja mínima!
Não são todos os trabalhadores vinculados ao INSS que têm direito ao auxílio-acidente, confira abaixo quem pode receber o benefício:
Auxílio- acidente quem tem direito:
Auxílio acidente quem NÃO tem direito:
Quais são os requisitos do auxílio-acidente?
Para solicitar o auxílio-acidente, o trabalhador deve atender a alguns requisitos:
Atenção: para ter direito ao auxílio-acidente não é preciso ter um número mínimo de contribuições (não exige carência).
O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício, que é calculado com base na média das contribuições do trabalhador ao INSS.
A seguir vamos ver com detalhes como é calculado esse benefício.
Para calcular o valor do auxílio-acidente, siga estas etapas:
Exemplo |
O auxílio-acidente não tem pagamento de décimo terceiro, isso porque o benefício tem caráter indenizatório.
Diferente do auxílio-doença ou qualquer tipo de aposentadoria, quem têm décimo terceiro salário por se tratarem de benefícios que têm a natureza de serem substitutos da renda (salarial).
O processo de solicitação do auxílio-acidente pode ser feito pelo telefone 135, seguindo os seguintes passos:
Você pode acompanhar o andamento do seu pedido de auxílio-acidente pelo site ou aplicativo Meu INSS na opção “Consultar pedidos” ou pelo telefone 135.
Atenção: Não existe a opção específica de requerimento de auxílio-acidente pelo Meu INSS, mas algumas pessoas agendam a perícia como se fosse benefício por incapacidade.
Quem recebe auxílio-acidente passa por perícia?
Sim, é necessário passar por perícia médica no INSS para o perito médico avaliar se de fato o trabalhador tem direito ao auxílio-acidente, ou seja, se tem uma limitação definitiva para o trabalho em razão de acidente.
Pente fino do INSS no Auxílio-acidente |
Para solicitar o auxílio-acidente, você precisará reunir principalmente os seguintes documentos:
A Lei diz que o pagamento do auxílio-acidente deve começar logo após a cessação do auxílio-doença (que pode ser previdenciário ou acidentário).
A lógica é a seguinte:
Atenção: não é necessário que o trabalhador, na época do acidente, tenha solicitado ou recebido o auxílio-doença (afastamento) para ter direito ao Auxílio-acidente.
Nesse caso, basta fazer o pedido de auxílio-acidente no INSS e aguardar a decisão da previdência.
É possível acumular o auxílio-acidente com os seguintes benefícios do INSS:
Não é possível acumular auxílio-acidente com os benefícios:
Atenção: o auxílio-acidente é pago como uma compensação e por isso pode ser acumulado com o salário do trabalhador. |
O auxílio-acidente será cortado em uma das seguintes situações:
Se o seu benefício for cortado ou negado de forma injusta, você pode recorrer no próprio INSS ou buscar seus direitos na Justiça.
Existem alguns fatores a serem considerados ao escolher um advogado previdenciário para o seu auxílio-acidente. É importante procurar um profissional experiente e qualificado, que tenha um histórico comprovado de sucesso na área de previdência social.
Além disso, é importante buscar recomendações de amigos e familiares, e verificar a reputação do advogado em sites de avaliação e revisão online.
Sugerimos a você verificar se o seu possível advogado está realmente inscrito nos quadros da OAB, através do seguinte link: https://cna.oab.org.br/
Verifique também a experiência e as qualificações do advogado. Veja, por exemplo, se o seu possível advogado possui pós-graduação na área:
Procure referências e recomendações de amigos e familiares
Verifique a reputação do advogado em sites de avaliação e revisão online, como o próprio Google
Agende uma consulta inicial antes de contratar
Siga essas dicas na hora de escolher um advogado previdenciário em Porto Alegre.
É importante tomar cuidado ao escolher um advogado previdenciário. Algumas precauções que devem ser tomadas incluem:
Evite advogados que prometem resultados garantidos;
Fique atento a preços muito baixos;
Verifique se o advogado é registrado e regularizado na OAB;
Certifique-se de que o advogado tem conhecimento específico na área de previdência social;
Gostou das dicas e cuidados na hora de escolher um bom advogado previdenciário em Porto Alegre?
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